desenvolvimento infantil – idade de prata – 2 a 4 anos

2 a 4 anos – idade de prata

 

Segura pessoal que vem vindo o explorador…  Do espaço, do tempo, dos objetos, das pessoas, dos animais.

Explora o andar, o correr, o subir, o descer, o pular, o pegar, o largar , o enfiar (sempre onde não deve) e haja fôlego para não perder a criança de vista.

Explora todos os sentidos acompanhados de ações. Comendo  sente o gosto e reage ao sabor cuspindo ou engolindo, mas também se lambuza para sentir na pele a textura do alimento. Pegando algum objeto o atira em qualquer direção porque precisa experimentar o som.  Pulando precisa sentir seu corpo no espaço e experimentar a distância.  Corre, tromba e experimenta a dor do choque,  descendo  sem cuidado, rola e tudo acaba sendo acompanhado de choro ou riso, mas o importante é o experimento para o crescimento.

Risca parede, papel, chão e o próprio rosto e superfície de objetos, exercita bem os dedos das mãos para pegar, encaixar, tirar, construir, amassar, jogar bola, rasgar papel, preender o lápis, o giz e o que quiser para pintar, rabiscar e dizer que fez um belo desenho.

Insiste em assistir os mesmos desenhos de TV, brinquedos, gosta de histórias inventadas ou mesmo de livros contados com expressividade, gosta da areia, da  água e dos brinquedos dos parquinhos, onde desafiam-se a conseguir girar, escorregar, subir, descer, se equilibrar com e sem auxilio dos adultos. Inicia o medo do perigo e do desconhecido. Cautelosos? Não, afoitos principalmente com os adultos presentes, sua eterna segurança.

Quer se tornar independente na dependência de cuidados solicitando sempre a presença de adultos, brinca com crianças, mas sua preferência  são as atividades com os adultos que lhe trazem maior segurança física e de aprendizado.

A comunicação explode.  A experimentação do ambiente em que vive é intensa, e o que é natural para o ser humano (falar) passa a ser principalmente aprendizado. Dos gestos, mímicas e palavras chega rapidamente às frases e aos relatos de experiências com características próprias da idade, na sua forma e conteúdo. Inicia a escrita usando rabiscos para registrar sua fala. Pode até usar algumas letras se foi estimulado, não significando que está alfabetizado o que realmente ocorre só após construir uma fala verbal oral em escrita convencional de uma língua.

Aos 4 anos os sons da fala ainda não foram todos adquiridos aadequadamente.

Foi difícil… Chegaram até aqui com muita garra e muito empenho dos pais e familiares.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *