Fonoaudiologia
desenvolvimento infantil – idade de bronze – 4 a 6 anos
4 a 6 anos – idade de bronze
Sob a proteção dos pais e familiares o desenvolvimento da criança está colocado.
Lá vai a criança para o mundo em busca dos seus iguais.
Lá vai a criança experimentar o social na escola, no parque, no vizinho, na casa do coleguinha, no desafio e dormir fora do aconchego dos pais…
Lá vai a criança expandir seus conhecimentos, experimentar novos desafios, exercitar os valores que aprendeu em casa.
Lá vai a criança escolher seus pares para as brincadeiras, para as travessuras.
E indo em busca, muitas vezes o que tem como aprendido não é encontrado e lá vai a criança aprendendo a se frustrar, a se defender, a se adequar a novas relações ou mesmo a rejeitar o que acha não ser conveniente.
Pais, familiares, educadores e monitores auxiliam nesse crescimento, não criticando, não castigando, não agredindo física e verbalmente, conversando e explicando as mudanças que estão acontecendo.
A comunicação e expressão dos sentimentos, das novas aprendizagens, dos desafios frustrados, das empreitadas de sucesso, da competitividade esperada para a idade e sem distorções dos adultos será o caminho para um indivíduo produtivo e bem relacionado socialmente.
Sabemos que a caminhada é muito árdua, há muito cansaço, restrições e mesmo renúncias pessoais e familiares para se chegar até aqui e garantir a formação de uma criança.
Lógico que a educação de pais, de professores de cuidadores da infância não acaba por aqui, porém sabemos que o caminho percorrido garante o melhor começo para a construção de um ser humano de bem.
Assim construiremos uma sociedade melhor.